segunda-feira, 31 de maio de 2010

General Motors estuda utilizar realidade aumentada ao longo de todo pára-brisas dos automóveis.

Um equipamento que possui sensores que detectam para onde o motorista está olhando e imagens projetadas por laseres é como o Enhanced Vision System, da GM, transforma o para-brisas do automóvel em um painel onde oferece informações úteis para a condução mais segura do veículo.




Ao contrários dos sistema Heads Up Display (HUDs) já existentes, essas imagens ocupariam todo o para-brisa e destacaria informações visuais importantes a partir de dados capturados por sensores e câmeras.

Muito útil, conforme é mostrado no vídeo, em dias chuvosos, com neblina, e certamente, com o uso dos sensores infravermelhos, poderia ser um auxílio importante à noite. Situações onde a visibilidade fica especialmente prejudicada.





domingo, 30 de maio de 2010

3D nos cinemas



















O 3D apareceu no mercado lançado pelos norte americanos como novidade no início da década de 1950. Em sua controversa origem, o sistema já existia desde 1934, criado pelo ítalo-brasileiro Sebastião Comparato, que atribuía origem brasileira à sua invenção, inclusive com registro de patentes internacional.

O sistema consiste na superposição de duas imagens distintas da mesma cena, cada uma delas tomada com um filtro de cor diferente e de um ângulo ligeiramente diferente. O resultado final da mixagem dessas cenas, quando visto através de óculos especiais em que cada lente tem um filtro colorido na cor equivalente à usada na filmagem, reproduz a visão de forma estereoscópica dando a impressão de relevo, como se os objetos estivessem saindo da tela.