domingo, 18 de julho de 2010

11º Fórum Internacional Software Livre

O Fórum Internacional Software Livre (fisl) é considerado o maior encontro de comunidades de software livre da América Latina e um dos maiores do mundo.

Promovido, organizado e realizado pelo Projeto Software Livre Brasil e pela Associação Software Livre.Org – ASL, o fisl se tornou um ponto de encontro anual, de pessoas de todos os lugares do Brasil e do mundo para debates técnicos e estratégicos sobre o desenvolvimento e o uso do Software Livre.

O fisl conta com a participação de empresários, gerentes e administradores de grandes estatais e multinacionais, professores, pesquisadores, estudantes, profissionais das áreas privada e pública, bem como o público em geral. Neste ano, o 11º Fórum Internacional Software Livre – fisl11, acontece de 21 a 24 de julho, no Centro de Eventos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, em Porto Alegre – RS – Brasil.

Fonte: site do evento

sábado, 17 de julho de 2010

iPhone: realidade aumentada chega ao iOS 4

Companhia alemã lança primeiro kit de desenvolvimento de apps móveis com essa tecnologia, compatível com o novo sistema operacional da Apple.

Tida como um dos líderes em tecnologia de realidade aumentada, a empresa Metaio lançou hoje, 7/7, seu SDK (Kit de Desenvolvimento de Software) Unifeye Mobile 2.1 para iPhone, após o processo de aprovação da Apple. Novidades do iPhone 4, como o acesso à API (Interface de Programação de Aplicativos) da câmera e ao giroscópio abriram a oportunidade de se realizar verdadeiras campanhas de realidade aumentada no smartphone, segundo a desenvolvedora.

De acordo com a companhia, a atualização aproveita ao máximo a API de acesso de câmera do sistema iOS 4 para criar uma imagem baseada em experiências de realidade aumentada no iPhone. O kit suporta todas as principais plataformas, incluindo Apple, Android, Symbian e Windows Mobile, e deve permitir que marcas e desenvolvedores ofereçam “mágicas experiências de realidade aumentada” ao consumidores, informa a Metaio.

Baseadas na plataforma de software Unifeye, as animações 3D podem ser integradas diretamente a vídeos ao vivo, com imagens do ambiente real do usuário.

Experiências multimídia podem ser acionadas por imagens, pacotes de produtos, sinais, pôsteres, páginas de revistas ou jornais, ou qualquer outro objeto próximo ao usuário, explica a Metaio.



“Com a inclusão pela Apple do acesso a dados ao vivo da câmera, nós agora podemos utilizar nosso SDK móvel para permitir que os desenvolvedores e marcas aproveitem ao máximo as experiências de realidade aumentada no iPhone”, informa o CTO (chief technology officer) da Metaio, Peter Meier.

“Até hoje os desenvolvedores estavam limitados para criar experiências de realidade aumentada ricas e interativas no iPhone em razão do acesso restrito aos dados ao vivo da câmera no SDK do iPhone. A identificação baseada em imagens levou a uma proliferação de apps de realidade aumentada utilizando GPS como o único mecanismo de rastreamento, o que tornou impossíveis determinadas experiências”, adiciona Meier.

“Agora, não apenas o usuário pode obter informações em pontos de interesse próximos, como lojas, restaurantes ou estações de trem, mas também a íris da câmera é capaz de identificar objetos e 'colar' informações específicas em tempo real, dinâmicas, sociais e 3D, no próprio objeto.”

Para desenvolvedores, a API aberta do browser Junaio (aplicativo já disponível para o usuário final) permite que eles criem seus próprios aplicativos de realidade aumentada e é fácil de usar, exigindo apenas conhecimento básico em programação, como, por exemplo, XML e PHP.

Disponível na App Store, o Junaio exige a atualização de software iPhone 3.1 ou mais recente. O aplicativo gratuito permite que os usuários naveguem entre vários canais de cultura, games, compras, alimentação, notícias, vida noturna, turismo, e descubra as informações ao seu redor ao apontar seu iPhone. Os usuários também podem criar seu próprio canal e publicá-lo para compartilhar tudo.


quarta-feira, 7 de julho de 2010

Itaú usa realidade aumentada para divulgar serviços



Depois da campanha em 3D, que permitiu ao consumidor fazer um tour virtual por uma das novas agências do Itaú, o banco mais uma vez utiliza tecnologia de ponta em seus anúncios. Agora, o Itaú apresenta a conveniência do 30 Horas com uma campanha em realidade aumentada - tecnologia de computação gráfica que acrescenta elementos virtuais ao mundo real. Trata-se de um técnica moderna e ainda pouco utilizada na publicidade. A criação é da agência Africa.

ASSISTA AO COMERCIAL:


No filme, chamado "Realidade Aumentada", um garoto mostra para o seu pai o que é o Itaú 30 Horas. Para isso, coloca o código que vem no anúncio de mídia impressa em frente à webcam do computador e assiste à explicação. É como se o personagem do comercial saltasse do anúncio para detalhar que o Itaú 30 Horas é uma forma de relacionamento que está nos caixas eletrônicos, telefone, internet, celular e nas agências.

terça-feira, 6 de julho de 2010

Tecnologia a serviço das mulheres. Espelho virtual permite que você veja como ficará a maquiagem antes de aplicá-la

Empresas como Revlon, L’Oreal, Covergirl e Maybelline já aderiram à tecnologia.

A IBM, juntamente com a empresa israelense Ezface, traz uma novidade e tanto para as mulheres. Trata-se de um espelho virtual. Até aí, nenhuma novidade, afinal existem diversos aplicativos que permitem transformar celulares e monitores em espelhos. Mas, e se você pudesse visualizar a maquiagem antes mesmo de aplicá-la ao rosto?

As mulheres acabam de ganhar um gadget mais do que interessante de uma das maiores empresas de tecnologia presentes no mercado. Um espelho virtual está sendo desenvolvido pela IBM. Fazendo uso da realidade aumentada, uma verdadeira febre na internet até pouco tempo atrás, o espelho é capaz de simular a aplicação de maquiagem ao rosto das pessoas.

Fazendo uso de uma webcam, o software captura a imagem do usuário e a reproduz em uma tela. Depois é só pintar e bordar. Para garantir que o resultado exibido na tela seja o mais próximo do real, você pode escanear o código de barras dos produtos de beleza para que o sistema desenvolvido baixe os tons e cores corretamente.

Além de exibir o resultado da maquiagem, o produto da IBM também permite que o usuário envie as fotos para os amigos, conhecidos e até mesmo postar a imagem diretamente nas redes sociais. Dessa maneira você pede a opinião de qualquer pessoa sem que ela esteja ao seu lado.

Para quando?

Algumas empresas de cosméticos de grande porte como Revlon, LOreal, Covergirl e Maybelline já fizeram um acordo com os desenvolvedores do produto. No entanto, como ainda está em fase inicial de teste, não há previsões para o lançamento do produto no mercado.

A ideia certamente agrada a muitas mulheres. Com o uso deste “espelho virtual” é possível testar vários produtos de beleza sem que eles prejudiquem a pele ou, pior, não saiam completamente e acabem estragando a maquiagem.

Enfim...

O jeito agora é esperar pela finalização dos testes e torcer para que tudo ocorra como deveria. Sair com a maquiagem toda borrada porque alguns testes saíram errado, nunca mais! É a tecnologia voltando os olhos para o público feminino!


A realidade aumentada vai ajudar você até no cabeleireiro!

Chega de jogos! Chegou a hora das mulheres se beneficiarem com a Realidade Aumentada.

Depois do espelho virtual da IBM, um time de pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Tóquio usou os cabelos como base para um novo dispositivo baseado na realidade aumentada.Mudar o visual pode ser uma tarefa mais simples do que parece. Descubra como a realidade aumentada pode ajudar você até mesmo no salão de cabeleireiro.

Cabelos..Cabelos meus!

O corte de cabelos baseado na realidade aumentada é um simulador que, através de tesouras especiais e um manequim, imita o processo pelo qual passamos todos nós na cadeira do cabeleireiro.

Chamado de “Air-Hair”, o dispositivo mostra na tela a reprodução do manequim que está sentado na cadeira, como se este possuísse uma grande quantidade de cabelos em sua cabeça. Então, com uma tesoura modificada, que traz motor para simular a resistência do cabelo ao ser cortado, o usuário vai modelando o estilo das madeixas.




Isso quer dizer que, quando você “corta” os cabelos virtuais do manequim, percebe como se estivesse, de fato, cortando cabelos reais de uma pessoa. A aparência do avatar virtual se modifica conforme você faz sua obra de arte, de forma a deixar o corte o mais interessante e real possível.

Além do motor na tesoura, que possibilita a sensação da realidade, o dispositivo ainda traz uma luz infravermelha de LED que permite que o sistema identifique exatamente o local em que a tesoura se encontra.

O sistema utiliza dois controles do videogame Wii, da Nintendo, que se utilizam de sensores para capturar e repassar os movimentos para o console. Isso faz com que o sistema, através do controle, leia com precisão todos os movimentos da mão do usuário enquanto manuseia a tesoura real, repassando esta movimentação para o ambiente virtual.



Quando o simulador da tesoura fica na cor vermelha, significa que não há cabelos naquele espaço. Entretanto, se ficar escura, isso quer dizer que ali é um local em que, ao fechar a tesoura você certamente vai criar alguns looks diferenciados.

O dispositivo permite que você escolha qual o tamanho e estilo da cabeleira do manequim, para que tenha o melhor modelo antes de começar o serviço. Com isso, nada melhor do que calibrar as mãos e partir para a tarefa, sem medo de estragar algum cabelo real.

APLICAÇÕES

O Air-Hair ainda está em ritmo de melhora como um simulador, o que significa que ainda é rústico e requer lapidação antes de se tornar comercializado. A ideia é que ele se transforme em brinquedo interativo ou até mesmo em um simulador mais realista para quem procura se especializar na profissão de cabeleireiro.

Enquanto o dispositivo ainda não se torna ainda mais realista, vale a pena continuar com manequins com cabelos reais ou, ainda, amigos e familiares dispostos a deixar você praticar nos cabelos alheios.



Brasil é dono do maior projeto de realidade aumentada do mundo!


A incorporadora brasileira Rossi registrou no Guiness World Records o título de maior marcador de realidade aumentada do mundo. A construtora utilizou a tecnologia em um lançamento de um empreendimento em Vitória, no Espírito Santo.

Pelo projeto, os clientes da Rossi podem visualizar o empreendimento Fibrasa Connection na íntegra antes mesmo da construção. O trabalho de realidade aumentada oferece uma espécie de maquete em três dimensões, integrada ao mundo real.

Para que os clientes visualizem como será a construção no local do terreno em que ele será construído, a Rossi preparou um marcador de realidade aumentada gigante, uma lona preta com marca branca que serve como um código 2D, que mede 900 metros quadrados.

O projeto permitirá que os clientes façam um vôo de helicóptero e vejam na tela do notebook como ficará o empreendimento, como se fosse uma maquete 3D. Uma câmera acoplada ao notebook será apontada para o marcador gigante e, no local onde está o marcador, aparecerá a ilustração, mesclada à paisagem real ou ainda no estande de vendas, o cliente visualize a animação pela projeção que é feita por meio de um software e exibida numa TV LCD de 42 polegadas.

Inspirado em empreendimentos vistos em Dubai, nos Emirados Árabes, o Fibrasa Conection promete ser um dos centros corporativos mais modernos do país. De acordo com a Rossi, o revestimento da fachada garante redução da transmissão de calor para o interior da construção, o que contribui para a redução do consumo de energia elétrica. Serão 10 elevadores inteligentes e sistema de conexão wireless, além de outras modernidades.