POR MONA LISA DO VALE
sexta-feira, 25 de junho de 2010
O profissional em C & T
POR MONA LISA DO VALE
domingo, 20 de junho de 2010
A galera solta o verbo!
Embora sejam evidentes que estas práticas da tecnologia 3d e realidade aumentada funcionem como instrumento social de auxílio no tratamento de doenças e enfermidades - e mesmo no desenvolvimento mais detalhado de estudos na medicina - ainda há uma grande lacuna quanto ao acesso de toda ou grande parte da sociedade que em sua maioria representa as camadas sociais economicamente desprivilegiadas. Mas, quanto a isso, cabem medidas políticas - no sentido amplo da palavra - de incentivos e investimentos da realidade aumentada e 3d na saúde para promover o caráter social tanto de inclusão quanto de melhoria da qualidade de vida de cada cidadão.
POR DIANA GLEISSE MOREIRA GOES
sábado, 19 de junho de 2010
APRESENTAÇÃO
Mona Lisa
Lorena Evelin
Priscila Micaely
Diana Gleisse
O que é Realidade Aumentada?
Mistura do mundo real com o virtual, a tecnologia vem sendo usada para tornar o universo da publicidade, dos games e da ciência mais interativo. Existente desde a década de 1990, a RA permite mesclar imagens capturadas por uma câmera com informações digitais geradas no computador.
A lente deve focalizar um código especial, geralmente impresso num papel, que contém as informações de programação. A figura é captada pela câmera e lida pelo computador. O processador entende os dados da ilustração e recria, na sua tela, o objeto pensado pelos desenvolvedores.
Aplicações e importância na vida do cidadão.
Devemos porém, observar que ela irá se expandir em diversas áreas de aplicação. Já existe por exemplo a Realidade aumentada militar, estudos para a aplicação da R.A em pára- brisas, em pornografia, entre outras coisas. A tedência é cada vez mais se descobrir onde essa tecnologia pode ser aplicada. A ciência & Tecnologia está em constantes mudaças e o profissional deve está sempre pesquisando, e a realidade aumentada é uma opção que deve ser explorada ao máximo e deixar de ser usada apenas para o entretenimento e passar a ser uma ferramenta quem sabe, para a medicina e segurança.
Por Mona Lisa Do Vale
sexta-feira, 18 de junho de 2010
Aplicação da realidade aumentada
Para visualizar essa aplicação da realidade aumentada no cotidiano das pessoas considere a seguinte situação: aponta-se um iPhone - com o modo câmera ligado - numa determinada direção e, a tela do equipamento mostrará onde tem, naquela região, agências do banco do qual uma determinada pessoa é correntista. Essa situação acima mencionada é exatamente o que um aplicativo lançado pelo Bradesco para iPhone 3GS, com GPS, se propõe a fazer. O recurso permite também localizar caixas eletrônicos espalhados por São Paulo.
O projeto foi desenvolvido pela agência digital brasileira Ínsula, da NeogamaBBH. Para o diretor da área digital direct, da empresa, Fabiano Coura, essa ação demonstra bem aquilo que ele considera como um uso pertinente de realidade aumentada: não se trata de recorrer à tecnologia como forma de mostrar que se está em sintonia com a inovação, mas também de utilizá-la como meio de prestar um serviço para o usuário.
A partir daí entra a exploração pelo marketing, pois está apoiada num benefício real para o consumidor.
“A tecnologia pela tecnologia não resolve a vida de ninguém. Conforme a realidade aumentada se dissemina na sociedade, as pessoas podem usá-la como meio de entretenimento ou num determinado serviço”, afirma Coura.
EntretenimentoOutro projeto criado pela Ínsula para o Bradesco teve como alvo o espetáculo Quindam, do Cirque Du Soleil. O banco pretendia capitalizar em cima do fato de patrocinar o evento.
Pela ação, realizada nos locais de apresentação do espetáculo, as pessoas podiam interagir com o Circo Virtual Bradesco, que permitia vivenciar experiências circenses na palma da mão, enquanto produtos do banco eram apresentados virtualmente.
“A realidade aumentada não é algo novo, mas agora ela está chegando de fato ao dia-a-dia das empresas e dos usuários”, afirma Coura. “O cuidado que se deve ter é fugir dos modismos, não usar porque hoje ela é hype. Deve-se ter um objetivo muito bem definido”, reforça.
quarta-feira, 16 de junho de 2010
Eventos
WRVA 2010 - 7º Workshop de Realidade Virtual e Aumentada
Local: Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo/SP
Período: 08 a 11 de novembro de 2010
Promoção: Faculdade de Computação e Informática
Coordenação Geral: Prof. Dr. Luciano Silva
terça-feira, 15 de junho de 2010
sábado, 12 de junho de 2010
Nokia quer revolucionar sua vida com realidade aumentada
É hora de sair de casa para trabalhar, mas o sol está forte. Você, então, pega seus óculos de sol e vê o mundo, a realidade e só. Porém, se depender dos novos conceitos que envolvem a realidade aumentada, isso está prestes a mudar.
O real e o virtual serão um só, de modo que você poderá verificar seus emails e notícias a partir das lentes de um óculos especial e controlar os movimentos a partir de gestos. Um vídeo poderá ser projetado em sua parede assim que você acordar e será possível conversar com seus amigos usando apenas o movimento das mãos.
É o que mostra o Nokia Mixed Reality, um vídeo-conceito criado pela finlandesa Nokia. A demonstração sustenta que controlar o mundo online utilizando apenas óculos e pulseiras especiais não é somente fruto da sua imaginação.
As notícias do dia, vídeos e músicas são ativados a partir das lentes especiais, junto aos movimentos dos dedos e das mãos. A integração das tecnologias no vídeo é digno de filme, mas, de acordo com os finlandeses, tudo isso está perto de se tornar realidade.
Realidade virtual ou virtualidade real?
A presença massiva da tecnologia no dia a dia não tem nada a ver com a dominação do Grande Irmão, sugerida no clássico 1984, de George Orwell, mas sim com o compartilhamento de experiências.
Um belo dia, você resolve experimentar o novo restaurante que abriu na esquina. A comida é ruim, o preço é salgado e o atendimento deixa a desejar. Depois da péssima refeição, o mínimo que se tem a fazer é avisar seus colegas e familiares de que lá não é um bom lugar para se almoçar.
Por outro lado, se você vai a uma lanchonete descolada, com um excelente hambúrguer e ambiente agradável, você recomenda o local, não é mesmo? Uma das facilidades apresentadas pela tecnologia e pela realidade aumentada é tornar mais simples esse compartilhamento de opiniões.
Os emails ainda não surgem na parede do quarto às 7 da manhã e ainda precisamos do jornal ou do notebook para ler as notícias. Mas nada impede de já ir brincando e conhecendo melhor a tão falada realidade aumentada.





















