sábado, 12 de junho de 2010

Nokia quer revolucionar sua vida com realidade aumentada

Notícias projetadas na parede do quarto e conversas a partir de um óculos especial: a realidade aumentada da Nokia é de cair o queixo.
É hora de sair de casa para trabalhar, mas o sol está forte. Você, então, pega seus óculos de sol e vê o mundo, a realidade e só. Porém, se depender dos novos conceitos que envolvem a realidade aumentada, isso está prestes a mudar.

O real e o virtual serão um só, de modo que você poderá verificar seus emails e notícias a partir das lentes de um óculos especial e controlar os movimentos a partir de gestos. Um vídeo poderá ser projetado em sua parede assim que você acordar e será possível conversar com seus amigos usando apenas o movimento das mãos.

É o que mostra o Nokia Mixed Reality, um vídeo-conceito criado pela finlandesa Nokia. A demonstração sustenta que controlar o mundo online utilizando apenas óculos e pulseiras especiais não é somente fruto da sua imaginação.

As notícias do dia, vídeos e músicas são ativados a partir das lentes especiais, junto aos movimentos dos dedos e das mãos. A integração das tecnologias no vídeo é digno de filme, mas, de acordo com os finlandeses, tudo isso está perto de se tornar realidade.

Realidade virtual ou virtualidade real?

A presença massiva da tecnologia no dia a dia não tem nada a ver com a dominação do Grande Irmão, sugerida no clássico 1984, de George Orwell, mas sim com o compartilhamento de experiências.

Um belo dia, você resolve experimentar o novo restaurante que abriu na esquina. A comida é ruim, o preço é salgado e o atendimento deixa a desejar. Depois da péssima refeição, o mínimo que se tem a fazer é avisar seus colegas e familiares de que lá não é um bom lugar para se almoçar.

Por outro lado, se você vai a uma lanchonete descolada, com um excelente hambúrguer e ambiente agradável, você recomenda o local, não é mesmo? Uma das facilidades apresentadas pela tecnologia e pela realidade aumentada é tornar mais simples esse compartilhamento de opiniões.

Os emails ainda não surgem na parede do quarto às 7 da manhã e ainda precisamos do jornal ou do notebook para ler as notícias. Mas nada impede de já ir brincando e conhecendo melhor a tão falada realidade aumentada.




Um comentário:

  1. Super interessantes essas novas tecnologias que estão sendo criadas.
    Espero que cheguem depressa no Brasil né?

    ResponderExcluir