quinta-feira, 10 de junho de 2010

Como funciona o cinema 3D?

O cinema tem evoluído desde que foi criado. Passou a ter som, cores e efeitos especiais. Agora o que tem revolucionado são a técnica e tecnologia implantada para dar mais realismo, o cinema 3D.
A técnica usada no cinema 3D se chama estereoscopia e consiste em captar a mesma imagem em dois ângulos diferentes alinhados horizontalmente.


O principal objetivo da estereoscopia é simular o que cada olho vê, de acordo com sua posição.
Olho esquerdo:


Olho direito:


Assim aumenta a profundidade da imagem e dá mais realismo.
Há duas maneiras de projetar a imagem para os espectadores:

Anáglifos


A projeção anáglifa funde as duas imagens da estereoscopia com uma filtragem vermelha na direita e ciano ou verde na esquerda. Para visualizá-la é necessário um óculos com lentes que filtram as cores âncora de acordo com o olho.


Essa técnica tem sido rejeitada nos cinemas atualmente por diminuir a qualidade das cores e causar dor de cabeça, náusea, tontura e vômito a quem assiste.

Polarizado



Esse sistema é mais caro e complicado, porém é mais fiel e mantém as cores originais.
Cada imagem é projetada com uma polaridade diferente e às vezes chega usar dois projetores simultaneamente. Para a visualização também são necessários óculos com lentes especiais. Cada lente dos óculos possui filtro de polarização diferente, uma lente filtra as ondas polarizadas na vertical e a outra na horizontal. Por a lente polarizada escurecer um pouco as imagens, a tela para projeção é prateada para aumentar o brilho da imagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário